Bragança-Miranda: Diocese mobilizada em torno do novo bispo

População «envelhecida» espera muito da Igreja e de D. José Cordeiro

Lisboa, 01 out 2011 (Ecclesia) – O padre António Estevinho Pires afirma que a diocese de Bragança-Miranda está “mobilizada” para a ordenação episcopal de D. José Cordeiro, amanhã, na Sé de Bragança.

“A diocese é envelhecida mas espera muito da Igreja e do novo bispo para que novas estratégias e metodologias sejam postas em prática”, afirma o responsável site graodeamendoeira à Agência ECCLESIA.

A mobilização em torno do novo bispo “é grande” e visível não só “no concelho mas em todo o distrito de Bragança”.

“Há colegas meus que vão trazer nove e 10 autocarros, vindos do sul da diocese. Há pessoas que vieram de Lisboa e do Porto e já se encontram na cidade para participar na ordenação”, indica o sacerdote, que estima a presença de mais de 10 mil pessoas amanhã na Sé de Bragança para a ordenação episcopal do novo bispo da diocese.

D. José Cordeiro foi ontem saudado no evento «Seja mais um Grão de Amendoeira», com o objetivo de dar as boas vindas e “desencadear uma preparação imediata da ordenação”, explica o responsável.

No encontro “informal” estiveram presentes a Junta Regional de Bragança do Corpo Nacional de Escutas que agraciou o prelado com as insígnias do movimento e também a associação motard da cidade.

O padre Estevinho dá conta do “pulsar” e da “ansiedade por uma mudança e efetiva participação na vida da Igreja”.

O site, que promete continuar atualizado depois da ordenação episcopal, quer promover o debate e encontrar pistas de evangelização.

“Surgiram indicações muito curiosas com destaque para as vocações e seminários”, indica o sacerdote responsável, realçando que esta é uma “área que as pessoas sentem necessidade de ver dinamizada”.

D. José Manuel Garcia Cordeiro vai ser ordenado este domingo, pelas 15h00, na Sé de Bragança, numa cerimónia presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e tendo como outros concelebrantes os dois bispos eméritos da diocese de Bragança-Miranda, D. António Montes Moreira e D. António Rafael.

LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top