Vila Real: Caritas apoia apelo dos padres em favor dos viticultores

Organização apela à intervenção do Governo

Vila Real, 28 set 2011 (Ecclesia) – A Caritas de Vila Real corrobora o aviso que os padres da região da região do Douro divulgaram esta semana a propósito da situação difícil dos viticultores, num comunicado onde pediam a intervenção do Governo.

A instituição de apoio social da Igreja Católica “associa-se ao apelo dos párocos dos concelhos da Régua, Santa Marta de Penaguião e Mesão Frio que quiseram alertar as autoridades para a situação extremamente precária de algumas adegas cooperativas”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Depois de salientar que o vinho do Douro “constitui um verdadeiro património cultural”, o texto com data de 26 de setembro frisa que essa “história milenar não pode ser reduzida à uma lógica meramente contabilística e financeira”, pelo que “é preciso passar dos balancetes aos homens”.

Para cuidar da “centralidade da pessoa humana, o Estado pode ser legitimamente chamado a intervir”, acentua a Caritas, que apoia a posição dos párocos da diocese do interior norte, a 400 km de Lisboa.

O Estado, sublinharam os sacerdotes, “não pode ser um mero espectador na livre competição entre grandes e pequenos”, devendo “não só ser árbitro, mas também intervir por si ou por meio de instituições intermédias, apoiando os mais fracos e desprotegidos”.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top