Braga: Arcebispo convida novas gerações a uma presença mais participativa na Igreja

D. Jorge Ortiga quer que jovens mantenham «espírito das Jornadas» de Madrid

Braga, 26 set 2011 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga desafiou este sábado os jovens da diocese de Braga a fazerem perdurar e frutificar o “espírito das Jornadas “ Mundiais da Juventude (JMJ) que decorreram em agosto, na cidade de Madrid.

Num encontro de lançamento do novo ano pastoral que se inicia no próximo domingo, D. Jorge Ortiga foi ao Conselho Arquidiocesano da Pastoral de Jovens (CAPJ) destacar a necessidade de a juventude católica se “alimentar da Palavra” e, com essa base, assumir uma “presença participativa na Igreja”.

Em concreto, o prelado pediu uma presença nos Conselhos Pastorais Paroquiais, estruturas que quer ver a funcionar em pleno em todas as paróquias até ao final do ano pastoral.

Aos representantes das equipas arciprestais e movimentos de jovens, o arcebispo de Braga disse querer que as JMJ não sejam apenas vistas como “um facto” do passado recente que já está alojado na memória de cada um.

As JMJ “só podem “tornar-se em acontecimento” na medida em que os quase mil participantes da diocese assumirem a “responsabilidade de acolher a sua dinâmica”, trabalhando “na revitalização dos grupos”, no “acolhimento dos movimentos organizados” e particularmente “na criação de novos grupos”.

“Confesso que é meu desejo ver a existência de grupo de jovens em todas as paróquias e equipas arciprestais em todos os arciprestados”, salientou D. Jorge Ortiga.

DM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top