Vaticano: Porta-voz sem «informações» sobre alegada intenção de Bento XVI em renunciar

Friburgo, Alemanha, 26 set 2011 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse este domingo que não tem “informações” sobre uma alegada intenção de Bento XVI em renunciar.

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé reagia à notícia publicada pelo jornal italiano ‘Libero’, segundo o qual o Papa pretenderia deixar o cargo quando completasse 85 anos de idade, em abril do ano que vem.

“O Papa está bem. Está a fazer uma viagem muito intensa e, do ponto de vista da saúde, esta viagem é um verdadeiro êxito”, declarou à imprensa o padre Lombardi, a respeito da visita de quatro dias de Bento XVI à Alemanha, entre quinta-feira e domingo.

“O que todos sabemos é que o Papa escreveu no livro ‘Luz do mundo’. Não tenho mais informações”, acrescentou.

Na obra citada, resultante de uma entrevista com o jornalista alemão Peter Seewald, Bento XVI não exclui a possibilidade de renunciar ao cargo, caso se visse impedido de continuar a guiar a Igreja Católica, frisando que esse é um direito do Papa e, nalguns casos, mesmo um “dever”.

Para Bento XVI, se um Papa tiver consciência de que “já não está em grau de efetuar os deveres do seu ofício, fisicamente, psicologicamente e espiritualmente, então tem o direito, e nalgumas circunstâncias, também o dever de se demitir”.

O Código de Direito Canónico, prevê a possibilidade jurídica de renúncia por parte do Papa e esta renúncia não precisa de ser aceite por ninguém para ter validade, como indica o Cânone 332: o que se exige é que o Papa renuncie livremente e que manifeste a sua decisão de modo claro e público.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top