Alemanha: Bento XVI convida à redescoberta de Deus

Papa agradece «acolhimento cordial» na etapa final da sua visita

Friburgo, 24 set 2011 (Ecclesia) – Bento XVI convidou hoje a sociedade alemã a uma redescoberta de Deus, afirmando que “Ele dá sentido” à vida de cada um e “pode levá-la à plenitude”.

“Oxalá nos tornemos de novo, nestes dias, cientes de quanto Deus nos ama e de como Ele é bom, para colocarmos, com plena confiança, nas suas mãos o nosso próprio ser e tudo o que faz mover o nosso coração e é importante para nós”, disse, numa saudação dirigida aos cidadãos de Friburgo, última etapa de uma viagem de quatro dias iniciada quinta-feira.

Falando a mais de 20 mil  pessoas reunidas na Münsterplatz da cidade (menos do que o esperado, segundo a imprensa alemã), o Papa agradeceu pelo “acolhimento cordial” que ali recebeu, “depois dos magníficos encontros em Berlim e Erfurt”.

“De boa vontade vim ter convosco também, para rezarmos juntos, proclamar a palavra de Deus e celebrar a Eucaristia”, indicou.

A reflexão do Papa germânico partiu do lema desta visita, «Onde há Deus, há futuro», deixando um apelo aos fiéis, para que se tornem “mensageiros da alegria”.

“Peço a vossa oração para que estes dias sejam frutuosos, para que Deus confirme a nossa fé, revigore a nossa esperança e aumente o nosso amor”, concluiu Bento XVI, o primeiro Papa a visitar Friburgo, como destacou o arcebispo da diocese, D. Robert Zollitsch, também presidente da Conferência Episcopal Alemã.

Depois de um percurso em papamóvel, acompanhado por centenas de pessoas com bandeiras do Vaticano, Bento XVI tinha estado na catedral local, onde o esperavam religiosas, religiosas e um grupo de doentes e pessoas com deficiência que o acolheram com uma salva de palmas.

A visita inclui um momento de oração, diante do sacrário, e a recitação do Angelus, antes da saída do edifício, à porta do qual Bento XVI assinalou o livro de ouro do Estado de Baden-Württenberg e da cidade de Friburgo.

O programa desta tarde inclui um encontro com o antigo chanceler Helmut Kohl, um dos responsáveis pela reunificação alemã, no seminário desta cidade, antes da reunião entre o Papa e representantes das Igrejas Ortodoxas na Alemanha.

Neste local, Bento XVI vai ainda encontrar-se com seminaristas e com o Conselho do Comité Central dos Católicos Alemães (ZDK).

Às 19h00 locais, na Feira de Friburgo, o Papa preside a uma vigília de oração com os jovens.

A terceira viagem à Alemanha, 21ª ao estrangeiro (16ª na Europa), prolonga-se até domingo e conta com passagens por Berlim, Erfurt e Friburgo, tendo como lema ‘Onde há Deus, há futuro’.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top