JMJ 2011: A cruz que ilumina os jovens

Madrid, 20 ago 2011  – A vigília de oração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madrid, inicia-se com a procissão da Cruz dos Jovens, entregue por João Paulo II em 1984 e que, desde então, tem passado por dezenas de países, em peregrinação.

A “celebração da luz”, que marca o começo deste momento que junta centenas de milhares de jovens no aeródromo de Cuatro Vientos, é liderada por este símbolo, uma grande cruz de madeira, com 3,8 metros de altura e 31 kg, que na sexta-feira foi carregada pelos jovens durante a via-sacra, pelas ruas de Madrid.

A primeira peregrinação da Cruz do Ano Santo (como era então conhecida) foi em julho de 1984, a Munique, Alemanha, para o “Katholikentag” (Dias Católicos).

É conhecida como a “Cruz do Ano Santo”, a “Cruz do Jubileu”, a “Cruz da Jornada Mundial da Juventude”, a “Cruz dos Jovens”, a “Cruz Peregrina” e é entregue no final de cada JMJ pelos jovens do país anfitrião aos organizadores da próxima Jornada.

 

Por decisão de João Paulo II, essa cruz é acompanhada por um ícone de Maria, que mede 118 cm de altura e pesa 15 Kg.

Os organizadores da 26.ª JMJ, que se realiza desde terça-feira sob o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, aguardam mais de um milhão de peregrinos nas cerimónias conclusivas de sábado e domingo, entre os quais se incluem cerca de 12 mil portugueses.

O portal Agência ECCLESIA acompanha o evento com uma secção dedicada ao encontro, onde além de notícias atualizadas se inclui a edição especial em «pdf» criada para o evento, bem como a emissão em direto de televisão e rádio.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top