Espanha: Papa e Zapatero partilharam preocupações

Situação económica e crise no Corno de África em cima da mesa

Madrid, 19 ago 2011 (Ecclesia) – Bento XVI recebeu hoje o primeiro-ministro de Espanha, José Luis Zapatero, com o qual falou sobre as relações bilaterais entre o Vaticano e Espanha, para além da “situação económica internacional”, informou o executivo de Madrid.

O presidente do governo espanhol foi recebido pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, e pelo núncio apostólico da Santa Sé, D. Renzo Fratini.

Zapatero chegou ao local acompanhado pelo ministro da presidência, Ramón Jáuregui.

Segundo fontes do executivo espanhol, na reunião com o Papa o primeiro-ministro assumiu o “firme compromisso” de trabalhar para uma maior governação económica europeia e reforçar a coordenação internacional.

Ambos os responsáveis abordaram a situação no Corno de África, em particular a “terrível situação da desnutrição infantil”, pedindo à comunidade internacional que faça chega a ajuda necessária “quanto antes”.

Durante a reunião, falou-se ainda dos recentes atentados na Noruega e da ascensão de uma “ideologia xenófoba” contra os valores da liberdade religiosa.

O encontro de hoje foi o quarto entre o Papa e Zapatero, tanto em Espanha como no Vaticano, numa altura em que o primeiro-ministro se prepara para abandonar o cargo, em novembro.

Na habitual troca de presentes, o chefe do executivo espanhol ofereceu a Bento XVI a ‘Obra del obispo Martínez Compañón sobre Trujillo del Peru en el siglo XVIII’.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top