JMJ 2011: Bispo espera revolução «pacífica»

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA a Madrid

Madrid, 19 ago 2011 (Ecclesia) – Centenas de jovens portugueses reuniram-se hoje, em dois turnos, na igreja da Visitação, em Madrid, para uma catequese orientada pelo bispo de Coimbra, que lhes pediu uma “rutura” social “absolutamente pacífica”.

Num dos momentos de formação integrado na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, que decorre até domingo, D. Virgílio Antunes sublinhou que as novas gerações “começam a reagir” a uma situação de envelhecimento “do ponto de vista do entusiasmo”, em particular na Europa.

A este respeito, no entanto, o prelado alertou para a importância de promover uma “mudança de mentalidade” sem recorrer à “desordem” ou ao “mal-estar”, citando, a esse respeito, os exemplos negativos dos recentes motins no Reino Unido ou de “grupos minoritários” em Espanha.

“A força juvenil séria, construída, bem aproveitada é a salvação da sociedade”, declarou.

Após afirmar que o mundo atual foi “ao fundo” nalguns aspetos, o bispo de Coimbra frisou que os jovens são “a grande riqueza da humanidade” e que, por isso, devem reagir contra o que denominou a “revolução do vazio e para o vazio”.

A missão, prosseguiu, é dificultada por uma “sociedade sem alma, sem valores, completamente morta”.

Numa festa religiosa, D. Virgílio Antunes apelou para as “dimensões fundamentais” da existência e convidou os católicos a viverem a sua fé de forma “alegre e feliz”, como acontece na JMJ.

Ao ritmo dos leques que se abanaram sem cessar, por causa do forte calor madrileno, os jovens  – nos quais se incluíam alguns brasileiros – ouviram e cantaram, respondendo também às questões colocadas pelo bispo, que os chamou a assumirem pessoalmente o compromisso de serem “testemunhas de Cristo no mundo”.

“Jesus é a única pessoa capaz de revolucionar e transformar” a vida de cada um, indicou.

O prelado destacou que os jovens “querem mais” e têm até “perspetivas muito maiores para a Igreja de que são parte”.

Desde quarta-feira, os jovens presentes na JMJ estão a participar em 250 sessões de catequese, agrupados por idiomas, com bispos vindos de todo o mundo, incluindo um grande encontro entre jovens e 17 bispos portugueses, no Madrid Arena (Centro de Congressos), na quinta-feira.

Nos dias 17 e 19, as catequeses incluíram sete bispos portugueses: D. Manuel Clemente, do Porto; D. António Francisco dos Santos, de Aveiro; D. Ilídio Leandro, de Viseu; D. Antonino Dias, de Portalegre-Castelo Branco; D. Manuel Quintas, do Algarve; D. Jorge Ortiga, de Braga, e D. Virgílio Antunes.

Os organizadores da 26.ª JMJ, que se realiza até domingo sob o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, aguardam mais de um milhão de peregrinos, entre os quais se incluem cerca de 12 mil portugueses.

O portal Agência ECCLESIA está a acompanhar o evento com uma secção dedicada ao encontro, onde além de notícias atualizadas se inclui a edição especial em «pdf» criada para o evento, bem como a emissão em direto de televisão e rádio.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top