JMJ: «Capacidade de entrega dos jovens» é mais-valia para Igreja Católica, diz bispo de Viseu

Num dia dedicado à catequese, em Madrid, D. Ilídio Leandro desafiou os mais novos a vencerem o laicismo através de uma fé rica e partilhada

Madrid, 17 ago 2011 (Ecclesia) – O bispo de Viseu destacou hoje, em Madrid, a forma “alegre” e “recetiva” com que os jovens estão a viver a experiência das Jornadas Mundiais da Juventude, considerando-os como um instrumento “decisivo” na renovação da mensagem cristã.

“No meio da onda de laicismo que percorre o mundo, nós devemos contar com a sua capacidade de entrega e apostar em transmitir-lhes valores, objetivos e formação”, sublinhou D. Ilídio Leandro, em entrevista concedida à Agência ECCLESIA.

Uma convicção que o prelado teve oportunidade de colocar em prática já esta quarta-feira, durante uma sessão de catequese na paróquia de São Bartolomeu, em Alcalá de Henares, perante uma plateia maioritariamente composta por jovens portugueses e brasileiros.

Baseando-se no tema das jornadas deste ano, “Enraizados em Cristo, firmes na fé”, o bispo de Viseu pediu aos mais novos que “contrariem os sinais de violência, marginalidade e desigualdade com uma firmeza de fé, assente em valores concretos”.

Incentivou-os ainda a “criarem uma linguagem cristã”, apoiada na “atenção à Palavra de Deus” e a “enriquecerem a sua participação nas comunidades, vencendo a indiferença através da alegria e do espírito de comunhão”.

No rescaldo deste primeiro dia de catequese, que contou com a participação de outros seis bispos portugueses, divididos por diversos pontos de Madrid, D. Ilídio Leandro mostrou-se sobretudo impressionado com o “espírito de sacrifício” dos mais novos.

“Tive jovens que chegaram aqui depois de uma viagem de duas horas em transportes públicos e com o cansaço de uma noite mal dormida, à procura de lugar para ficar”, recorda.

Este programa educativo vai ser retomado na próxima sexta-feira mas, antes disso, o dia de amanhã está reservado para um encontro entre os jovens portugueses e os seus bispos, no Madrid Arena.

Uma iniciativa que o prelado considera “extremamente importante” no âmbito do processo “Repensar juntos a Pastoral da Igreja”, que a Conferência Episcopal Portuguesa está a procurar pôr em prática.

O portal Agência ECCLESIA está a acompanhar a edição de 2011 da Jornada com uma secção dedicada ao encontro, onde além de notícias atualizadas se inclui a edição especial em «pdf» criada para o evento, bem como vídeos e ligações para as emissões em direto de televisão e rádio.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top