Fátima/JMJ: Bispo sublinha passagem de milhares de jovens rumo a Madrid

D. António Marto satisfeito por ver o Santuário funcionar como um «oásis espiritual»

Fátima, Santarém, 12 ago 2011 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima manifestou hoje a sua satisfação pela passagem de milhares de jovens pelo Santuário, a caminho das Jornadas Mundiais da Juventude que se realizam em Madrid, de 16 a 21 de agosto.

“Tenho de expressar o meu regozijo interior pelos jovens peregrinos que fizeram uma estação em Fátima na sua rota para Madrid”, sublinhou o prelado, durante a conferência de imprensa de apresentação da Peregrinação Internacional do Migrante e Refugiado, que decorre entre esta tarde e sábado.

Mais de sessenta grupos de vários países confirmaram a sua intenção de passar pelo Santuário de Fátima, antes ou depois das JMJ de Madrid, anunciou a instituição católica portuguesa.

“Os jovens escolheram Fátima como oásis espiritual, onde vêm buscar recolhimento e refazer forças”, referiu D. António Marto.

Segundo o Santuário de Fátima, dos grupos já inscritos, 42 têm até 100 peregrinos e 17 têm entre 100 e 500 peregrinos; três grupos dos mais numerosos chegam do Brasil – 615, 1000 e 1500 jovens -, e de Lisboa deslocar-se-á a este santuário um grupo de 2000 jovens.

O maior dos grupos vai levar a Fátima 2500 jovens, incluindo peregrinos de língua espanhola de diferentes países, sobretudo da América do Sul.

Além do Brasil, deslocar-se-ão à Cova da Iria grupos dos Estados Unidos da América, Canadá, Equador, França, Polónia, Argentina, Nova Caledónia, Vietname, Índia, Rússia, Porto Rico, Chile, Holanda, Iraque, Filipinas, Taiwan, México e Timor-Leste.

A ‘Casa do Jovem’, aberta habitualmente só aos fins de semana de julho e agosto, alargará o período de funcionamento para prestar um melhor acolhimento: estará aberta entre 11 e 16, 22 e 25 de agosto.

Para o bispo de Leiria-Fátima, as JMJ não são um “woodstock” nem “show da Igreja” em volta de um Papa que, segundo o prelado, se “recusa a ser star”, uma “estrela”.

A iniciativa, acrescentou, é uma “afirmação da fé na bondade profunda do coração humano”.

Presente na conferência de imprensa, o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, destacou a passagem destes grupos “muito numerosos” e afirmou que “esta presença dos jovens “é um desafio muito grande”.

Este responsável falou ainda das obras de valorização do Centro Paulo VI, com final previsto para janeiro de 2012 e do início da construção do túnel rodoviário entre o Centro Paulo VI e a igreja da Santíssima Trindade, situação que espera ver resolvida em breve.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top