JMJ/Portugal: Igreja com expectativas elevadas

Iniciativa será «trampolim» para uma «experiência de vida com Jesus», diz diretor nacional da Pastoral Juvenil

Lisboa, 05 ago 2011 (Ecclesia) – O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) espera que as próximas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) sejam um “trampolim” para os jovens “saltarem mais longe na experiência de vida com Jesus e no anúncio do Evangelho”.

Em entrevista ao Programa da Igreja Católica na Antena 1, que poderá ser ouvida este domingo, às 06h00 da manhã, o padre Pablo Lima assegura que tudo está a ser feito para que “esta JMJ fique na memória, no coração e sobretudo na vida dos jovens que participam e das comunidades cristãs em Portugal”.

A 26ª edição do maior evento juvenil da Igreja Católica começa já dia 16 de agosto, em Madrid, e um dos destaques vai desde logo para o elevado número de participantes.

Segundo a organização do certame, até ao momento estão inscritos mais de 400 mil jovens de todo o mundo, e estima-se que a sessão de encerramento das jornadas, no dia 21, possa contar com cerca de um milhão de peregrinos.

Portugal deverá apresentar-se este ano com a maior delegação de sempre, perto de 13 mil jovens, acompanhados por centenas de bispos, sacerdotes, religiosos e seminaristas.

[[v,d,2271,]]“Mesmo na JMJ de Santiago de Compostela (n.d.r. em 1989) não houve tantos jovens como vai haver em Madrid”, recorda o diretor do DNPJ, que revela depois alguns dos desejos que a comitiva portuguesa vai levar na bagagem.

De acordo com o sacerdote, eles “esperam um acontecimento sem precedentes na sua história pessoal, fazer amizades, ter momentos de oração que irão recordar para o resto da sua vida, partilhar com outras culturas, aprender e dar um pouco de si”.

Depois de muitos meses de preparação, nas respetivas dioceses, os mais novos podem começar agora a aplicar esses ideais no terreno.

Pelo menos 1500 deles partem para Espanha já na próxima quarta-feira, a fim de tomarem parte nas pré-jornadas em dioceses como Zamora, Toledo, Segóvia, Córdoba e Granada.

Antevendo “dias muito intensos” de aprendizagem cristã, o padre Pablo Lima alerta os grupos para a importância de continuarem depois a alimentar essa chama, no seu dia a dia, nas comunidades em que estejam inseridos, através da “participação na eucaristia, na vida paroquial e espiritual”.

Um repto reforçado pelo tema deste ano das JMJ, “Enraizados em Cristo, firmes na fé”, através do qual o Papa Bento XVI incentiva os participantes a desenvolverem uma relação pessoal com Jesus, e a privilegiarem a leitura da Palavra de Deus e a vivência dos sacramentos.

A partir do próximo dia 8, a equipa do DNPJ transfere-se para Madrid.

PRE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top