Música Sacra: Beja acolhe concerto final do Festival Terras sem Sombra 2011

Iniciativa, na sua sétima edição, foi concebida como uma «peregrinação» pelo património cultural e natural do Baixo Alentejo

Beja, 09 jul 2011 (Ecclesia) – A Praça da República, em Beja, acolhe hoje o concerto de encerramento do Festival Terras sem Sombra 2011, uma iniciativa de divulgação da música sacra que este ano confirmou o bom acolhimento, por parte do público.

A iniciativa é promovida pelo Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da diocese de Beja, pelo município local e pela entidade regional de Turismo do Alentejo.

Para o DPHA, o festival, já na sua sétima edição, “tem ajudado a relançar a música erudita fora dos grandes centros”.

“Uma opção com bons resultados, a julgar tanto pela adesão entusiástica do público como pelo bom acolhimento da crítica da especialidade”, indica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O concerto final, que se realiza às 22h00 e é de acesso livre, intitula-se ‘En Plein Air’, trazendo ao Alentejo o maestro e compositor italiano Marcello Panni para dirigir a estreia, em Portugal e Espanha, da sua ‘Missa Brevis’ e a ‘Symphonie funèbre et triomphale’, de Hector Berlioz, homenagem aos mártires da Revolução de 1830.

O concerto conta com a presença do tenor Carlos Guilherme, da Banda Sinfónica da GNR e do Coro Infantil do Instituto Gregoriano de Lisboa.

A sétima edição do Terras sem Sombra apostou na internacionalização com a contratação de artistas estrangeiross, bem como do italiano Paolo Pinamonti, que entre 2001 e 2007 dirigiu o Teatro Nacional de São Carlos e recentemente foi nomeado diretor do Teatro de La Zarzuela, em Madrid

Em 2011, a iniciativa foi concebida como uma “peregrinação pelo património cultural e natural do Baixo Alentejo, tantas vezes esquecido na azáfama de um mundo global”.

Nesse sentido, o próximo domingo vai ser dedicado a uma jornada de preservação da biodiversidade, organizada com o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e a Quercus, que terá por patrono o maestro Marcello Panni e decorrerá na Reserva dos Colmeais, em Beringel, com árvores centenárias, na vizinhança de uma pequena linha de água.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top