Lisboa: Faleceu monsenhor José de Freitas

Sacerdote contava com 92 anos de vida, consagrada em grande parte à paróquia de Arroios e ao Movimento dos Cursilhos de Cristandade

 Lisboa, 25 jun 2011 (Ecclesia) – Faleceu esta sexta-feira, em Lisboa, o monsenhor José de Freitas, antigo diretor espiritual nacional do Movimento dos Cursilhos de Cristandade e que dedicou mais de 40 anos da sua vida à paróquia de Arroios.

De acordo com uma nota do departamento de comunicação do Patriarcado de Lisboa adianta, enviada à Agência ECCLESIA, contava com 92 anos de idade e encontrava-se atualmente na Casa Sacerdotal, em São Sebastião da Pedreira.

Natural da diocese de Coimbra, mais concretamente de Santa Maria da Arrifana, no concelho de Vila Nova de Poiares, o monsenhor José de Freitas deu início o seu percurso sacerdotal a 6 de julho de 1941.

Depois de ter começado como pároco de Castelo de Sesimbra, em 1955 foi nomeado pastor da paróquia de Arroios, função que desempenhou até 2001.

Nomeado monsenhor ou “capelão do Papa” em 1981, destacou-se também como responsável nacional espiritual do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, entre 1977 e 1997, e vigário episcopal da Região Pastoral do Oeste, em 1975.

Os restos mortais do sacerdote irão estar em câmara ardente a partir das 16 horas deste domingo, na igreja paroquial de S. Jorge de Arroios.

As exéquias serão celebradas no mesmo local, na próxima segunda-feira, a partir das 10h30, com uma cerimónia que será presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

A urna seguirá depois para o Castelo de Sesimbra onde terá sepultura eclesiástica.

DCPL/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top