Caminhos de Santiago: Autarquias do Norte e Centro apostam na revitalização do percurso português

Oliveira de Azeméis, Porto, 24 jun 2011 (Ecclesia) – A câmara de Oliveira de Azeméis, na diocese do Porto, está a participar num projeto de revitalização do caminho português até Santiago de Compostela, entre as zonas centro e norte do país.

A divisão de comunicação daquele município adiantou hoje à Agência ECCLESIA que o roteiro, utilizado todos os anos por inúmeros peregrinos das mais diversas nacionalidades, é visto não só como um “itinerário religioso” mas como “produto cultural e turístico atrativo e motor de desenvolvimento local e regional”.

De acordo com a mesma fonte, os trabalhos estão a mobilizar ainda “técnicos e responsáveis de turismo, vereadores e representantes das autarquias de Águeda, Anadia, Vila Nova de Gaia, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Coimbra e Albergaria-a-Velha”.

Numa primeira fase, já se efetuaram duas reuniões para avaliar necessidades que dizem respeito à revitalização e preservação do caminho, em cada um das localidades envolvidas.

Para dar seguimento a estes trabalhos foram constituídas três comissões especializadas, nas áreas do Turismo, História e Sistemas de Informação Geográfica.

O próximo encontro está marcado para dia 15 de setembro, na cidade de Santa Maria da Feira.

A cidade de Santiago de Compostela, cidade situada no norte de Espanha, está intimamente ligada ao cristianismo por, segundo a tradição religiosa, se tratar da última morada de São Tiago, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e que ali terá sido sepultado.

Existem diversos percursos estabelecidos para os peregrinos chegarem até à região, a partir de Portugal, Espanha, França e Itália.

Em 2010, de acordo com o Arcebispado de Santiago de Compostela, passaram pelo caminho português mais de 32 mil pessoas.

 

JCP     

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top