Lisboa: Patriarca apela à nova evangelização

D. José Policarpo sublinhou importância da caridade para os católicos

Lisboa, 24 jun 2011 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa sublinhou esta quinta-feira a importância da “nova evangelização”, apelando ao testemunho dos católicos.

Na missa a que presidiu na catedral lisboeta, para celebrar a solenidade litúrgica do Corpo de Deus, D. José Policarpo sublinhou que a “eucaristia é o sacramento da caridade”, destacando a ligação desta realidade à nova evangelização.

“A evangelização é uma exigência da caridade. Ela é o prolongamento, na missão da Igreja, do amor salvífico de Jesus. É a sua missão que continua e que supõe o mesmo ardor da caridade”, afirmou.

“A Eucaristia é a fonte desse ardor da caridade que nos leva, no amor de Jesus Cristo e por amor aos homens nossos irmãos, a anunciar Jesus Cristo”, precisou ainda.

Para o patriarca de Lisboa, “na ação evangelizadora, a vida de quem anuncia deve ter a força de um testemunho”.

“Só encontraremos na Eucaristia o ardor e o zelo pela evangelização, se ela for para nós, sempre, de maneira cada vez mais profunda, o sacramento do amor”, prosseguiu.

A concluir a homilia, D. José Policarpo citou Bento XVI para destacar que “o testemunho é o meio pelo qual a verdade do amor de Deus alcança o homem na história, convidando-o a acolher livremente esta novidade radical”.

A solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como “Corpo de Deus”, começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula “Transiturus”, em 1264.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top