330 formas de recordar Bento XVI em Portugal

Jovens portugueses vão oferecer ao Papa um livro com testemunhos e fotografias sobre a sua passagem pelo nosso país, em maio de 2010

Lisboa, 21 jun 2011 (Ecclesia) – Um grupo de jovens portugueses desloca-se esta quarta-feira ao Vaticano para entregar a Bento XVI um álbum com 100 páginas de testemunhos e ilustrações sobre a passagem do Papa por Portugal, em maio de 2010.

De acordo com um dos organizadores da iniciativa, Pedro Rocha e Melo, o livro conta com a participação de “330 jovens”, que abordam o acontecimento através de “diferentes perspetivas” mas com dois sentimentos em comum:

Por uma lado, deixar uma palavra de “agradecimento” a Bento XVI pela visita e, por outro, “mostrar que ele não está sozinho na sua missão de guia da Igreja”, revela o estudante de 21 anos, em entrevista ao programa da Igreja Católica na Antena 1, transmitido hoje a partir das 22h45.

A “prenda”, que vai ser entregue durante a audiência que é habitualmente concedida a todos os peregrinos, a meio da semana, nasceu de um projeto intitulado “Eu Acredito”, que no ano passado incentivou mais de 11 mil jovens a acompanharem a visita do Papa ao nosso país.

Uma viagem apostólica que, recorde-se, decorreu no âmbito do 10º aniversário da beatificação de Jacinto e Francisco, pastorinhos de Fátima, entre 11 e 14 de maio do ano passado.

Da organização do “Eu Acredito” fazem parte elementos ligados ao Movimento de Schoenstatt, às Equipas Jovens de Nossa Senhora e ao Centro Universitário Padre António Vieira, ligado à Companhia de Jesus.

“Muitas pessoas partilham como foram transformadas, como aquela experiência mudou a vida deles” revela ainda Pedro Rocha e Melo, que classifica o novo encontro com Bento XVI como “um momento importante para a Igreja portuguesa, e também para a Igreja jovem”.

“Queremos cada vez mais ser protagonistas desta Igreja e que ele sinta que pode contar connosco” acrescenta.

Teresa Bensaude está incluída no grupo de jovens que deu o seu contributo para este álbum.

No seu testemunho, a estudante de 19 anos agradeceu o “impacto” que a presença do Papa teve na sua vida e pediu por “esta juventude viva”.

O livro, que vai ser entregue por “dois ou três representantes” do grupo “Eu Acredito” está organizado por ordem cronológica, com um breve histórico dos dias de encontro entre os jovens e Bento XVI, desde a sua chegada a Lisboa, no dia 11, até à missa de dia 13, em Fátima.

A capa da obra, por exemplo, recorda a multidão em marcha desde o Marquês de Pombal em direção ao Terreiro do Paço, onde Bento XVI celebrou a sua primeira eucaristia em solo português.

PRE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top