Fátima: Bispo emérito de Vila Real presidiu à peregrinação de junho

D. Joaquim Gonçalves convidou a «pesar as coisas» num momento delicado para o país

Fátima, Santarém, 14 jun 2011 (Ecclesia) – O bispo emérito de Vila Real, D. Joaquim Gonçalves, presidiu à peregrinação internacional aniversária do 13 de junho, em Fátima, deixando um apelo a uma reflexão “serena” sobre a atualidade.

“É tanta a confusão espalhada pelas televisões, pela Internet, pelos meios de comunicação social, pelo linguarejar de tantos discursos, que parece que faz falta uma balança que dê o peso das coisas, que dê o sentido das palavras, que dê o equilíbrio ao raciocínio humano”, referiu o prelado, na homilia da missa desta segunda-feira.

Em final de ano escolar, este responsável afirmou que “uma certa instrução, uma certa capacidade de refletir, uma serenidade de análise, uma possibilidade de pesar as coisas é hoje essencial”.

No mesmo momento, Joaquim Gonçalves lembrou os “ídolos” que prejudicam o necessário discernimento da realidade e a forma de os destruir.

“Uma profissão exercida sem ética, uma educação ministrada sem valores religiosos, o tempo e o espaço tomados como realidades eternas, a própria natureza olhada como mera fonte de lucro e não como berço que Deus deu ao Homem para nele viver, são ídolos que se destroem por uma reflexão serena e por um coração piedoso”, indicou.

Para esta celebração, anunciaram-se junto do Serviço de Peregrinos do Santuário 35 grupos organizados de peregrinos, oriundos de 12 diferentes países.

LDS/SISF/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top