Covilhã promove homenagem a D. José Garcia

Lisboa, 21 jun 2011 (Ecclesia) – D. José dos Santos Garcia, antigo Bispo de Pemba (Porto Amélia) Moçambique, vai ser homenageado hoje, a título póstumo, na Covilhã – refere o jornal «A Guarda».

A iniciativa é promovida pela Câmara da Covilhã, Sociedade Missionária Portuguesa e Diocese da Guarda.

O programa começa às 17h00 horas, com sessão solene, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã, onde é apresentado um livro sobre D. José Garcia.

Dados biográficos

D. José Garcia nasceu na Aldeia do Souto, Covilhã, a 16 de abril de 1913.

Foi ordenado presbítero a 25 de julho de 1938, tendo sido nomeado bispo de Porto Amélia (Pemba), em Moçambique, foi ordenado Bispo, em Nampula, a 16 de junho de 1957.

D. José dos Santos Garcia trabalhou, enquanto jovem padre, nos seminários de Portugal. Foi enviado, em 1955, para Moçambique, onde chegou a 31 de dezembro.

Na antiga colónia portuguesa foi um grande obreiro na Diocese de Nampula, onde construiu a Igreja, internatos masculino e feminino e centro de saúde.

Nomeado Bispo de Porto Amélia, hoje Pemba, em 1957, promoveu uma pastoral planeada em que eram prioridades a formação do clero, dos leigos e de religiosas moçambicanas.

Para isso criou os Seminários, a Escola de Professores Catequistas e a primeira congregação religiosa de Moçambique, Filhas do Coração Imaculado de Maria. Voltando a Portugal em 1974, colaborou com a Diocese da Guarda.

Depois dos 85 anos dedicou-se a reformar a Igreja e as capelas da sua terra natal, Aldeia do Souto e a escrever livros: «Alicerce e Construção duma Igreja Africana»; «Diário do Mutuáli»; «Evangelização de Cabo Delgado» e «Notas para a História da Paróquia de Aldeia do Souto».

Em outubro de 2006, recebeu a medalha de ouro, nas celebrações do dia da cidade da Covilhã.

Faleceu, no dia 12 de dezembro de 2010, com 97 anos de idade.

JG/LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top