Fátima: Imagem peregrina regressou de S. Tomé e Príncipe

Lisboa, 06 jun 2011 (Ecclesia) – A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima que esteve em S. Tomé e Príncipe desde 29 de abril, em visita a todas as paróquias católicas, regressou este domingo à Cova da Iria.

A entrega decorreu na missa das 11h00, presidida pelo bispo local, o português D. Manuel Santos, revela o site do Santuário de Fátima, adiantando que a celebração contou com a participação de “várias famílias santomenses a residir em Portugal”.

“De avião, de barco, de carro, transportada aos ombros, a Mãe do Céu fez-se peregrina pelos caminhos das ilhas verdes deste arquipélago do Golfo da Guiné”, disse o prelado na eucaristia, cujos cânticos foram interpretados pelo coro do Santuário e o grupo ‘A Voz da Esperança’, constituído sobretudo por santomenses.

Manuel dos Santos afirmou que a receção foi “muito positiva”, e mesmo em lugares “onde as pessoas não se mobilizam muito para manifestações públicas religiosas” registou-se “uma participação considerável”, a que se juntou a “excelente colaboração” das autoridades.

Um dos pontos altos da visita ocorreu a 8 de maio, com a inauguração do Santuário de Nossa Senhora de Fátima Peregrina, em Bate-Pá, “anseio muito antigo” da diocese de S. Tomé e Príncipe, explicou o bispo.

“Durante um mês e uma semana, a Virgem Maria semeou esperança, foi aclamada, ouviu as preces e os cantos dos seus filhos, disse Manuel Santos, acrescentando: “Foi sem dúvida um momento de graça que, esperamos, dê fruto no coração de todos”.

A peregrinação pretendeu “criar um momento de reflexão sobre o significado de Maria na História da Salvação, num tempo onde as seitas têm semeado confusão em muita gente”, esclareceu o prelado.

A imagem peregrina que esteve em S. Tomé e Príncipe, antiga colónia portuguesa na costa ocidental de África, é uma das réplicas da que foi oferecida ao Santuário de Fátima em 1947, e que foi construída de acordo com as indicações da irmã Lúcia dos Santos, a única testemunha das aparições viva nessa altura.

O santuário da Cova da Iria, pertencente à diocese de Leiria-Fátima, situa-se 130 km a norte de Lisboa.

SF/RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top