O 45.º Dia Mundial das Comunicações Sociais é apresentado hoje em Lisboa. Sessão pode ser seguida na internet pelo Twitter e Facebook
Lisboa, 02 jun 2011 (Ecclesia) – O 45.º Dia Mundial das Comunicações, que a Igreja Católica assinala no domingo, é apresentado hoje em Lisboa, às 17h00, no auditório da igreja de S. João de Deus, e também na internet, através do Twitter e Facebook.
Os textos alusivos ao assunto publicados na página da Agência ECCLESIA na rede social Twitter, sistema de difusão de mensagens até 140 carateres, vão ter o marcador #45DMCS, número e iniciais do Dia Mundial das Comunicações Sociais.
O marcador (conhecido por “hashtag”) foi criado com o objetivo de classificar as mensagens por categorias, ajudando os utilizadores a encontrar o que foi escrito sobre determinado assunto.
Quando um leitor está no site do Twitter ou em qualquer página associada àquela rede social e clica sobre um marcador (que pode ser uma palavra ou conjunto de carateres precedidos do símbolo #), são apresentadas todas as mensagens com essa “hashtag”.
Por outro lado, ao escrever #45DMCS no espaço de pesquisa do Twitter, o sistema mostra igualmente todos os textos que incluem o marcador.
A publicação de mensagens alusivas ao Dia Mundial das Comunicações Sociais no Twitter (reservadas aos subscritores daquela rede) está aberta à inclusão do marcador #45DMCS, que pode ser inserido em qualquer ponto do texto.
O encontro desta tarde, organizado pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, vai ser aberto pelo seu diretor, padre António Rego, com a evocação dos 40 anos do documento “Communio et Progressio”, publicado pelo Vaticano, que versa sobre a relação entre a Igreja e os media.
O programa continua com uma apresentação multimédia da mensagem do Papa Bento XVI para o 45.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, seguindo-se a conferência “O Reino digital: Onde estamos? Onde podemos ir”, com a participação de Pedro Gil, Bento Oliveira e Abílio Martins.
A sessão prossegue com a intervenção do bispo D. Manuel Clemente, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, terminando com um momento de diálogo aberto aos jornalistas e um Porto de Honra.
A Agência ECCLESIA criou uma página dedicada ao 45.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com textos, notícias e ligações, além de um vídeo e do cartaz alusivo à data.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais, que em 2011 é dedicado ao tema ‘Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital’ foi a única celebração do género decidida pelo Concílio Vaticano II (Decreto «Inter Mirifica», 1963), sendo celebrado na maioria dos países no domingo que antecede a solenidade de Pentecostes – este ano, a 5 de junho.
A denominação Twitter deriva da palavra inglesa com a mesma grafia, que em português pode ser traduzida por “gorjear” ou “piar”, razão pela qual o logótipo daquela rede social representa um pássaro.
PR/RM