A 11 de Junho, naquele santuário mariano
Lisboa, 25 mai 2011 (Ecclesia) – O padre Carlos Cabecinhas toma posse como reitor do Santuário de Fátima, dia 11 de Junho.
Depois da eucaristia, às 11 horas na igreja da Santíssima Trindade, presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e da oração de consagração, na capelinha das aparições, às 12.30, haverá uma sessão de cumprimentos, na sala de visitas da Reitoria – anuncia o serviço de imprensa do Santuário de Fátima.
O anúncio da nomeação do padre Carlos Cabecinhas para reitor do Santuário de Fátima teve lugar a 5 de Maio, no final da 177ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal, realizada no Santuário de Fátima.
O novo reitor sucede a D. Virgílio Antunes, nomeado para bispo de Coimbra em final de Abril e com ordenação episcopal agendada para 3 de Julho, no Santuário de Fátima.
Carlos Cabecinhas, padre da diocese de Leiria Fátima, é doutorado em Liturgia no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo (Roma), é professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, além de integrar o Conselho Pastoral Diocesano e o Colégio de Consultores.
Na visita de Bento XVI em Portugal, em maio de 2010, o sacerdote foi diretor nacional das celebrações presididas pelo Papa.
Segundo os estatutos do Santuário, o reitor é “escolhido entre o clero português, dando preferência, sempre que possível, a um membro do presbitério da diocese de Leiria-Fátima”, tendo como missão “presidir a toda a vida do Santuário, garantir a sua abertura e coordenação com a diocese, a CEP e a Sé Apostólica, e decidir da orgânica do Santuário, de acordo com o seu regulamento”.
SISF/LFS