Publicação: «História das Aparições de Nossa Senhora de Fátima e o Portugal do seu Tempo»

Ponta Delgada, Açores, 17 mai 2011 (Ecclesia) – As manifestações da Virgem Maria na Cova da Iria, ocorridas entre maio e outubro de 1917, são recordadas no álbum fotográfico “História das Aparições de Nossa Senhora de Fátima e o Portugal do seu Tempo”, de José Carvalho.

A obra, editada pela Publiçor, recorre “a centenas de imagens da época”, refere o autor em nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA, acrescentando que o volume se enquadra no centenário das aparições, que se assinala em 2017.

Em entrevista à RTP Açores, José Carvalho, investigador e professor de História numa escola da ilha de São Miguel, sublinhou que fazia falta um livro que “mostrasse o Portugal das aparições de Fátima”, um país que vivia em “profunda crise” e “numa enorme perseguição anticlerical”.

O livro de 336 páginas recorda “os dois acontecimentos que mais marcaram o ano de 1917, em termos internacionais”, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), em que Portugal se envolveu, e a revolução comunista na Rússia, “muito ligada à mensagem de Fátima”.

O prefácio, assinado pelo professor de economia João César das Neves, salienta “o esplendor da imagem” e os conteúdos escritos – uma “surpresa”, depois de o assunto ter suscitado livros sobre “quase tudo, de estudos científicos sólidos a disparates encartados, passando por obras devotas e turísticas”.

“Os volumes deste tipo costumam valer pela estética”, escreve o docente, realçando que “não é costume o texto ser rigoroso, fundamentado, perspicaz e provocador, informativo e coalhado, também ele, de citações de intervenientes que constituem uma outra preciosa coleção de imagens.”

De acordo com o testemunho das crianças Francisco e Jacinta Marto (beatificadas em 2000) e Lúcia dos Santos, conhecidas como Pastorinhos de Fátima, ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.

Durante a última manifestação, milhares de pessoas afirmaram ter assistido ao “milagre do sol”, previamente anunciado em anteriores aparições, que consistiu, entre outros fenómenos, na rápida deslocação da estrela pelo firmamento.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top