Na Internet em busca de vocações

Lisboa, 14 mai 2011 (Ecclesia) – A celebração da semana das vocações teve este ano, em Portugal, uma presença permanente na rede social Facebook, com a página ‘Espalha a Palavra’, a que aderiram duas centenas e meia de pessoas.

A iniciativa não é inédita para a Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), responsável por esta área, e simboliza a aposta nas novas tecnologias para divulgar as propostas da Igreja Católica nesta área e abrir campos de discussão.

No ‘Espalha a Palavra’, debateu-se, por exemplo, a preocupação com as “vocações” ao presbiterado e à vida religiosa, justificando-se o facto desta semana ser dedicada às chamadas vocações “de especial consagração”.

O Serviço Nacional das Vocações também tem uma página própria no Facebook, com mais de 1190 seguidores, presença que é repetida, entre outros, pelo Departamento da Pastoral das Vocações de Braga.

No Porto, é o site www.vocacoes.net que ganha destaque, com diversos materiais, apresentando-se como “uma nova proposta de comunicação.”

A diocese vai assinalar o 48.º dia mundial de oração pelas vocações com uma eucaristia no seminário do Bom Pastor, pelas 10:30.

Em Lisboa, o desafio lançado entre 9 e 14 de maio foi o de viver a semana das vocações ‘por dentro’, na Semana.com

Organizada pelo setor de Animação Vocacional de Lisboa, a iniciativa quis permitir aos participantes viver esta semana em contato com uma comunidade religiosa (Discípulas do Divino Mestre) ou um seminário (dos Olivais).

Além disso, o setor de Animação Vocacional do Patriarcado mantém um blogue, em http://www.vocacoesxpto.blogspot.com

A diocese de Viseu apresentou o site http://vocacoes.diocesedeviseu.pt, dedicado às vocações na Igreja Católica, com explicações e testemunhos sobre o laicado e família, consagração religiosa e secular, sacerdócio e diaconado permanente.

[[v,d,2080,]]As propostas de reflexão e oração para esta semana nacional foram disponibilizadas na Internet, em https://agencia.ecclesia.pt/vocacoes2011, incluindo, entre outros materiais, a mensagem do presidente da CEVM.

D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro, é fundamental renovar o “compromisso de propor as vocações na Igreja em Portugal”.

O prelado apela, em particular, às famílias, “frequentemente a primeira escola da vocação”.

“Os pais e avós são muitas vezes os mais hábeis, intuitivos e naturais cultivadores desta arte evangélica”, acrescenta.

A Igreja celebra este domingo o 48.º dia mundial de oração pelas vocações, no qual o Papa pede às comunidades católicas que assumam o “compromisso de promover as vocações” para o sacerdócio e a vida consagrada.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top