Fátima: três congressos para cimentar mensagem com «dimensão teológica válida, aceite e acolhida pela Igreja»

Padre Virgílio Antunes participa em última peregrinação internacional aniversária enquanto reitor do santuário mariano

Fátima, Santarém, 12 mai 2011 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima, padre Virgílio Antunes, anunciou hoje a realização de três congressos teológicos sobre a relação entre a doutrina da Igreja Católica e a mensagem deixada pelas aparições marianas ocorridas em 1917.

O sacerdote, que a 28 de abril foi nomeado bispo de Coimbra pelo Papa Bento XVI, lamentou que Fátima seja “muito conhecida pelo aspeto devocional” e não tanto pela “mensagem com dimensão teológica válida, aceite e acolhida pela Igreja”.

A comissão organizadora das celebrações do centenário das aparições tem refletido sobre o modo como a mensagem “é ou não conhecida no mundo, nomeadamente em outros âmbitos linguísticos, que não a língua portuguesa”, explicou Virgílio Antunes.

O primeiro congresso vai realizar-se nos Estados Unidos da América, em 2013, seguindo-se Roma, em 2015 e, por fim, Fátima, em 2017, ano do centenário das aparições.

Este ano o santuário mariano vai acolher a peregrinação das crianças, agendada para 9 e 10 de junho, e um simpósio teológico, entre 24 e 26 de julho, centrado no tema «Adorar a Deus em espírito e em verdade».

A peregrinação internacional aniversária que decorre em Fátima esta quinta e sexta-feira, presidida pelo cardeal Sean O’Malley (EUA), estreia o hino do centenário, escolhido na sequência de dois concursos que contaram com 30 candidatos para o texto e 40 para a música.

O sucessor de Virgílio Antunes à frente do mais importante santuário católico de Portugal, padre Carlos Cabecinhas, disse durante a conferência de imprensa que antecedeu o início da peregrinação que está a preparar-se para funções que sabe serem exigentes, mas que não conhece na totalidade.

O futuro reitor do Santuário de Fátima, que toma posse a 11 de junho, tem como horizonte de trabalho “o plano pastoral para os próximos sete anos”, projeto em que colaborou desde o início.

A peregrinação de maio ao santuário mariano assinala a primeira de seis aparições da Virgem Maria, mãe de Jesus, que ocorreram na Cova da Iria entre maio e outubro de 1917, segundo o testemunho das crianças Francisco Marto, Jacinta Marto (beatificadas em 2000) e Lúcia dos Santos, conhecidas como Pastorinhos de Fátima.

Os bispos de Portugal marcaram para esta sexta-feira uma celebração nacional integrada nesta peregrinação a Fátima para evocar a beatificação do Papa João Paulo II, celebrada a 1 de maio no Vaticano.

LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top