Igreja: D. José Policarpo pensou recusar nova presidência da Conferência Episcopal

Cardeal não quer que aceitação do cargo seja interpretada como «pressão para prolongar» o mandato como patriarca de Lisboa

Fátima, Santarém, 03 mai 2011 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, que foi hoje eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), tinha a intenção de recusar o cargo caso fosse escolhido, mas decidiu mudar essa resolução.

“Não estava à espera. Vim para aqui com a decisão de dizer que não, se isso acontecesse”, admitiu o prelado aos jornalistas, minutos depois de ter sido anunciado o resultado do escrutínio realizado no segundo dia da assembleia plenária da CEP, que decorre em Fátima até quinta-feira.

José Policarpo pediu este ano ao Papa para renunciar ao cargo de cardeal-patriarca, por ter atingido os 75 anos, idade que segundo a legislação canónica impõe este procedimento, pelo que esta eleição coloca, nas suas palavras, um “problema delicado” em relação à Santa Sé

“Não quero, de maneira nenhuma, que a aceitação do mandato de três anos possa ser interpretado como qualquer pressão para prolongar o meu mandato como patriarca de Lisboa”, afirmou o prelado, acrescentando que o seu “princípio foi sempre a disponibilidade para servir”.

A presença na assembleia do representante diplomático da Santa Sé em Portugal, D. Rino Passigato, contribuiu para que o cardeal-patriarca aceitasse a escolha: “Ainda bem que estava o senhor núncio presente, que não viu dificuldade em que eu aceitasse a eleição”.

“O mais que pode acontecer é que a Santa Sé se sinta livre para me dispensar do Patriarcado de Lisboa quando quiser, e nessa altura a Conferência Episcopal terá de eleger outro presidente”, referiu o cardeal José Policarpo.

Segundos os estatutos da CEP, o presidente ou o vice-presidente cessam “o seu ofício no dia em que for publicada a aceitação da sua renúncia pelo Romano Pontífice [o Papa], mesmo que falte algum tempo para terminar o mandato”.

O novo presidente do organismo episcopal nasceu em Alvorninha, concelho das Caldas da Rainha, no dia 26 de fevereiro de 1936, tendo feito todo o seu percurso eclesial no território do Patriarcado de Lisboa, que assinala em 2011 os 50 anos de ordenação sacerdotal de D. José Policarpo, cardeal desde 2001 e patriarca desde 1998.

RM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top