João Paulo II: Praça de São Pedro cheia, ainda na expetativa

Vigília dedicada à Divina Misericórdia prepara celebração da beatificação

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 01 mai 2011 (Ecclesia) – Centenas de milhares de pessoas marcam presença na Praça de São Pedro e seus arredores, esperando ainda sem grandes manifestações de entusiasmo o início da celebração de beatificação.

Depois de várias horas de espera, peregrinos de todo o mundo mostram bandeiras, sobretudo da Polónia, e várias tarjas, nas quais se pode ler, entre outras, a frase que ficou famosa, no início do pontificado de João Paulo II, em 1978: “Não tenhais medo”.

Uma dessas mensagens estava a flutuar sobre a Praça, atada a balões, agradecendo a beatificação: «Deo gratias» (graças a Deus).

Neste momento, inicia-se hora de preparação para a Missa, lembrando uma devoção particularmente querida de Karol Wojtyla (1920-2005) e ligada à santa polaca Faustina Kowalska, religiosa polaca nascida em 1905 e falecida em 1938.

Foi o próprio João Paulo que canonizou Kowalska, a 30 de abril de 2000, apresentado-a como “zelosa mensageira de Jesus Misericordioso”.

A data escolhida para a beatificação é também a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu na véspera da festa da Divina Misericórdia em 2005 – celebrada anualmente o primeiro domingo depois da Páscoa.

A Praça de São Pedro é sistematicamente sobrevoada por helicópteros e a entrada no local é feita depois de uma passagem por deterores de metais.

O espaço aéreo sobre o Vaticano está hoje fechado num raio de 18 quilómetros quadrados.

Para além dos peregrinos, começaram a chegar ao Vaticano os membros das quase 90 delegações oficiais, incluindo 16 chefes de Estado, como a Itália, Polónia e o Zimbabwe, com o presidente Robert Mugabe.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, vai representar o executivo português na cerimónia de beatificação de João Paulo II, acompanhado pelo embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Manuel Tomás Fernandes Pereira.

Também marcam presença, em representação da União Europeia, Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu; Jerzy Buzek, presidente do Parlamento Europeu, e o português Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia.

Do mundo lusófono chegam ainda os vice-presidentes de Angola e do Brasil, respetivamente Fernando da Piedade Dias dos Santos e Michel Temer, para além do presidente do Parlamento de Timor-Leste, Fernando de Araújo.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top