Diocese de Coimbra manifesta «indizível alegria» pela nomeação de D. Virgílio Antunes

Novo bispo de Coimbra chega à diocese na tarde do dia 10 de julho

Coimbra, 28 abr 2011 (Ecclesia) – A Diocese de Coimbra manifestou hoje uma “indizível alegria” pela nomeação de D. Virgílio Antunes para bispo diocesano.

“A Diocese de Coimbra recebe com indizível alegria e fervorosa ação de graças a comunicação de que o seu novo Bispo é o Senhor D. Virgílio do Nascimento Antunes”, afirma o atual prelado diocesano, D. Albino Cleto, na mensagem de saudação ao seu sucessor.

No texto assinado também pelo presidente dos cónegos da catedral conimbricense, Manuel Leal Pedrosa, a diocese afirma o propósito de “obediência” a Virgílio Antunes.

“Creia que é com fé viva, afetuoso regozijo e sincero propósito de fiel obediência, que recebemos o nosso Pastor”, refere a mensagem.

O documento assinala que a nomeação é sinal da “dedicada atenção” de Bento XVI à diocese e manifesta ao Papa “o mais sentido reconhecimento”.

À diocese de onde parte Virgílio Antunes, Leiria-Fátima, a mensagem de saudação ao novo bispo de Coimbra sublinha o “interesse pelo bem maior da Igreja”, de que é sinal a disponibilidade para se privar do reitor do Santuário de Fátima.

“Reconhecemos na Diocese de Leiria-Fátima, nossa vizinha irmã, o seu interesse pelo bem maior da Igreja, pelo qual se priva do Reitor do Santuário de Fátima”, pode ler-se no texto.

“O Bispo Emérito, o Cabido, os Sacerdotes e Consagrados, todos os fiéis da Comunidade Diocesana elevam agora preces ao Senhor pelo seu novo Bispo, enquanto se preparam para a sua ordenação episcopal, no dia 3 de  julho, em Fátima”, refere o documento.

“Que a Mãe de Jesus o acompanhe, quando festivamente o recebermos na tarde do domingo seguinte, 10 de  julho de 2011”, assinala a mensagem,

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou hoje que o Papa Bento XVI nomeou para bispo de Coimbra o padre Virgílio do Nascimento Antunes, de 49 anos.

PR/RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top