Porto, 26 abr 2011 (Ecclesia) – Um grupo de jovens católicos do Porto está a enviar diariamente mensagens por telemóvel (SMS) a alguns dos seus contactos com o objetivo de os ajudar a viver aquele tempo litúrgico, prosseguindo uma prática que começou esta Quaresma.
De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os textos, baseados nas leituras bíblicas lidos nas missas de cada dia, são também publicados na Internet.
“Escuta Jesus a pronunciar o teu nome e a chamar-te. Tu és necessário para anunciar vida e ressurreição”, lê-se num excerto da mensagem remetida hoje.
A iniciativa nasceu na comunidade da igreja Stella Maris, Foz do Douro, animada por religiosos pertencentes à Ordem dos Carmelitas Descalços.
A Quaresma, que este ano começou a 9 de março (quarta-feira de Cinzas), é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que servem de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.
Entre o domingo de Páscoa, em que se celebra a ressurreição de Cristo, e 12 de junho (dia de Pentecostes, palavra de origem grega que significa “cinquenta dias”), a Igreja Católica vive o “Tempo Pascal”, o período mais significativo do seu calendário litúrgico.
RM