D. Manuel Quintas encerrou iniciativa com cerca de 350 participantes
Faro, 18 abr 2011 (Ecclesia) – O bispo do Algarve encerrou este sábado a celebração da Jornada Diocesana da Juventude, que congregou cerca de 350 jovens católicos, pedindo que estes permaneçam “alicerçados” em Cristo, “firmes na fé”.
D. Manuel Quintas pediu ainda a participação na próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) com o Papa em Madrid (Espanha), confirmando a sua própria presença na iniciativa que decorre de 16 a 21 de Agosto.
“É Cristo que dá fundamento e firmeza à nossa fé e torna o nosso testemunho autêntico e verdadeiro”, disse o prelado.
“Quando não estamos ligados a algo que alicerça a nossa vida ou queremos viver sem referências, ficamos totalmente frágeis, inseguros e desnorteados”, tornando-se “difícil construir o futuro”, acrescentou.
Com base na mensagem do Papa para a JMJ deste ano, intitulada «Enraizados e edificados n’Ele… firmes na fé» (cf. Cl 2, 7), o bispo do Algarve aludiu à importância da inserção paroquial.
“É inseridos nas vossas comunidades paroquiais que este enraizamento e a firmeza do alicerce se constrói”, evidenciou D. Manuel Quintas, advertindo que é “muito pouco” participar só nas JDJ ou “comparecendo em algumas celebrações ligadas aos jovens”.
O bispo do Algarve pediu ainda aos jovens que construam “relações interpessoais assentes na verdade e na solidariedade”.
“É muito importante não abafar esta presença de Deus no coração humano, não eliminar Deus da vida das pessoas”, defendeu, criticando que hoje exista “uma grande tendência, na Europa, para fazer esquecer Deus da vida das pessoas” e para “reduzir a fé ao privado”.
Renovando o convite de Bento XVI aos jovens para participem na JMJ, D. Manuel Quintas considerou aquele encontro como “oportunidade de crescer na fé”, mas alertou que a “qualidade” daquela iniciativa “vai depender da preparação que se fizer”.
A jornada diocesana teve início, na sexta-feira à noite, com a sessão de boas-vindas na praça central de Tavira, após o acolhimento, seguindo-se o visionamento do filme «Des hommes et des dieux», que valoriza a fidelidade na fé em Cristo, e uma vigília de oração que teve início na igreja de Santa Maria e terminou na escola secundária, onde os jovens ficaram acantonados.
Durante a madrugada houve ainda adoração ao Santíssimo Sacramento e administração do sacramento da Reconciliação para quem se quis confessar.
No sábado, para além da Eucaristia e da tarde festiva, que contou com a atuação do grupo musical «Modu’s» intercalada com apresentações resultantes dos trabalhos de grupos feitos nas paróquias sobre a mensagem do Papa, realizaram-se ainda quatro workshops.
SM/FD/OC