D. Manuel Clemente preside a eucaristia celebrativa dos 50 anos do nascimento do Movimento na diocese
Lisboa, 16 abr 2011(Ecclesia) – D. Manuel Clemente afirmou hoje que os Cursilhos de Cristandade ajudam a “definir uma consciência e uma conduta” cristã no mundo.
Segundo o prelado o que a “tradição transportou do cristianismo não chega para definir hoje uma consciência e uma conduta” no mundo, sendo por isso necessário valorizar a “experiência cristã” dos encontros de três dias que o Movimento Cursilhos de Cristantade ( MCC) organiza.
O bispo do Porto assinalava assim os 50 anos da implementação do MCC na sua diocese, à margem do congresso internacional de história «100 anos de separação – Religião, Sociedade e Estado», que hoje termina na Universidade Católica Portuguesa .
O Movimento Cursilhos de Cristandade ajudam a “redescobrir” a presença de Jesus no mundo e “carregam-na para comunidade e ambientes”, afirmou à Agência ECCLESIA.
Esta experiência é na visão de Manuel Clemente “extremamente importante”.
O Movimento Cursilhos de Cristantade celebram, desde setembro, o nascimento há 50 anos na diocese do Porto.
A Casa diocesana de Vilar acolhe hoje um dia de festa que conta, às 18 horas, com a presença do bispo do Porto que preside à celebração da missa.
Segundo o responsável diocesano dos MCC, Salvador Soares, “o Movimento dos Cursilhos de Cristandade só se realizará completa e eficazmente se for fiel ao seu Carisma e Finalidade: levar a Boa Nova de Cristo aos homens e mulheres do nosso tempo”.
LS