Europa: Papa apela à paz e ao respeito nos Balcãs

Bento XVI recebeu novo embaixador da Croácia no Vaticano e reafirma raízes cristãs do Velho Continente

Cidade do Vaticano, 11 abr 2011 (Ecclesia) – Bento XVI apelou hoje ao “respeito” e à “paz” nos Balcãs, recebendo no Vaticano o novo embaixador da Croácia, Filip Vučak, e reafirmou a importância das “raízes cristãs” da Europa.

No discurso proferido esta manhã, o Papa destacou o papel desempenhado pelos responsáveis croatas na pacificação da região, marcada por fortes conflitos étnicos e religiosos.

“Constato que, num desejo de paz e de sã colaboração com os países da vossa região geopolítica, a Croácia não deixa de levar a sua especificidade para facilitar o diálogo e a compreensão entre povos com tradições diferentes que, no entanto, vivem em conjunto há séculos”, disse.

Bento XVI saudou a próxima integração croata na União Europeia, pedindo respeito pelas “especificidades” da vida religiosa e da cultura da Croácia, com particular relevo para a sua tradição cristã.

“Afirmar que a Europa não tem raízes cristãs equivale a pretender que um homem possa viver sem oxigénio e sem alimento. É preciso não ter vergonha de lembrar e defender a verdade, recusando, se for necessário, o que é contrário à mesma”, apontou.

Ao entrar na União Europeia, disse o Papa, a Croácia “não será apenas recetora de um sistema económico e jurídico, que tem vantagens e limites, mas poderá igualmente dar um contributo próprio ”.

Bento XVI manifestou a sua “satisfação” pelo interesse dedicado pelas autoridades croatas à situação dos seus cidadãos na Bósnia-Herzegovina como um dos “três povos” que constituem esse país.

O Papa sublinhou a “liberdade religiosa” na Croácia e o respeito pela “missão específica da Igreja”.

Bento XVI visita depois a Croácia, nos dias 4 e 5 de junho, numa viagem em que vai visita o túmulo do beato Alojzije Stepinac, cardeal croata, mártir do regime comunista.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top