Vaticano: Bento XVI apela a «compreensão cristã» do matrimónio

Papa recebeu bispos indianos e aconselhou aposta na formação dos jovens para a «castidade» e «responsabilidade»

Cidade do Vaticano, 07 abr 2011 (Ecclesia) – Bento XVI manifestou-se hoje em favor de uma “compreensão cristã do matrimónio” como “união estável e indissolúvel”, considerando que, neste campo, a Igreja “já não pode contar com o apoio da sociedade”.

O Papa falava perante um grupo de bispos indianos, em visita ao Vaticano, aos quais pediu que promovam uma “educação sã e integral, nos caminhos da castidade e da responsabilidade”.

Esta aposta, acrescentou, “não só lhes permitirá abraçar a verdadeira natureza do matrimónio, mas trará vantagens a toda a cultura indiana”.

Para Bento XVI, as mudanças “rápidas e dramáticas da sociedade contemporânea” trazem consigo não apenas desafios, mas “novas possibilidades para proclamar a verdade libertadora da mensagem do Evangelho”.

O Papa falou sobre a especificidade da Igreja na Índia, com diversidade de ritos e tradições, convidando os bispos a “promover a comunhão”.

Neste contexto, agradeceu pela “fé, caridade e trabalho árduo” das comunidades de religiosos e religiosas do país asiático, deixando votos de que se promova “uma renovação espiritual constante e pela formação, que deve ser parte integrante do quotidiano de cada indivíduo e da comunidade”.

Com o Papa estiveram 36 bispos indianos de rito siro-malabar, a segunda maior Igreja Católica oriental, radicada principalmente na Índia.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top