Voluntariado: Acácio Catarino critica falta de visão dos políticos

Lisboa, 05 abr 2011 – O antigo conselheiro do ex-presidente Jorge Sampaio para as questões sociais, Acácio Catarino, considera que os políticos portugueses têm “défice de conceção do voluntariado”.

Falando no Círculo de Espiritualidade e Cultura, em Lisboa, Catarino assinalou esta segunda-feira que “em termos políticos há um défice de conceção do voluntariado, e de respeito por ele”.

“Embora todos digam que o respeitam, e todos digam que o têm em conta, não conheço nenhuma organização, nenhuma força política que tenha uma visão, do meu ponto de vista, correta do voluntariado”, referiu, em declarações citadas pela RR.

“Temos um défice de organização de voluntariado, temos um défice de qualificação de voluntariado”, acrescentou.

O antigo presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado desafia os partidos políticos a darem importância ao voluntariado: “Penso que todos têm obrigação de incluir uma vertente do voluntariado estruturante da nossa sociedade”.

“Há muitos problemas sociais que não são assumidos politicamente precisamente porque os problemas de base com que se debatem os voluntários a nível local, não chegam às instâncias políticas”, conclui.

RR/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top