Vaticano/Ecumenismo: Papa lembra cristãos do Médio Oriente

Bento XVI recebeu líder da Igreja Ortodoxa no Chipre

Cidade do Vaticano, 28 Mar (Ecclesia) – Bento XVI encontrou-se hoje no Vaticano com o arcebispo Crisóstomo II, maior figura da Igreja Ortodoxa no Chipre, tendo ambos analisado “a situação dos cristãos no Médio Oriente”.

Em nota oficial divulgada pela Santa Sé, refere-se que os dois responsáveis falaram ainda do tema da “liberdade religiosa” na ilha do mediterrâneo, dividida desde 1974 por causa da ocupação turca.

Este foi o terceiro encontro entre ambos, após uma visita do arcebispo cipriota ao Vaticano, em 2007, e a viagem de Bento XVI ao Chipre, em 2010.

Crisóstomo II, eleito em 2006, reuniu-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.

Segundo a Santa Sé, o primaz da Igreja Ortodoxa do Chipre vai ainda reunir-se com os cardeais Kurt Koch, Leonardo Sandri, Gianfranco Ravasi e Jean-Louis Tauran ao longo da sua estadia em Roma, até 30 de Março.

A situação no Médio Oriente esteve em destaque na última assembleia do Sínodo dos Bispos, em Outubro de 2010, centrada nos católicos de 16 Estados: Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egipto, Emiratos Árabes Unidos, Jordânia, Iémen, Irão, Iraque, Israel, Kuwait, Líbano, Oman, Qatar, Síria e Turquia.

Uma região de 7,18 milhões de quilómetros quadrados, com mais de 356 milhões de pessoas e 5,7 milhões de católicos em 20 milhões de cristãos.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top