Costa do Marfim: Arcebispo de Abidjan faz apelo à União Europeia

Lisboa, 28 Mar (Ecclesia) – O arcebispo de Abidjan, uma das principais cidades da Costa do Marfim, apelou à União Europeia, pedindo o fim do embargo de medicamentos.

D. Jean-Pierre Kutwa dirigiu-se à União Europeia convidando todos a respeitar a vida, em nome do direito à saúde, em comunicado divulgado hoje pela agência Fides, do Vaticano.

“Eu peço respeito pela vida. Não é preciso muitos argumentos para se entender que a vida é sagrada e deve ser protegida. O quinto mandamento diz ‘Não matarás’. Todo homem tem o direito à saúde e à vida. Assim, o embargo dos remédios é um acto que vai contra esse direito”, escreve o arcebispo de Abidjan.

O embargo decretado pela União Europeia sobre os medicamentos está em vigor desde o dia 28 de Fevereiro, para forçar Laurent Gbagbo a demitir-se e entregar o poder a Ouattara, o presidente eleito em Novembro passado.

“Lanço um apelo para que os dois líderes (Gbagbo e Ouattara) acabem com a violência e assassinatos pois causam danos à população civil em Abidjan e noutras áreas da Costa do Marfim”, solicita Jean-Pierre Kutwa.

Na cidade de Abidjan paira a instabilidade, insegurança e o clima de medo, indica ainda a Fides.

“Os civis continuam a morrer assassinados por rondas de rua e tiros de artilharia”, conta  a irmã Rosária, da Congregação da Sagrada Família de Spoleto.

SN

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top