Líbia: Santa Sé na Conferência de Londres

Representante diplomático do Papa na Grã-Bretanha vai participar no encontro, como observador

Cidade do Vaticano, 28 Mar (Ecclesia) – A Santa Sé vai participar esta terça-feira, como observadora, na reunião do grupo de contacto político sobre a operação militar na Líbia, anunciou hoje o Vaticano.

Segundo nota do padre Federico Lombardi, director da sala de imprensa da Santa Sé, o representante do Papa será Antonio Mennini, Núncio Apostólico (embaixador) na Grã-Bretanha.

O anúncio surge depois de Bento XVI ter apelado este domingo a um cessar-fogo na Líbia, convidando os “organismos internacionais” e os responsáveis políticos e militares a um “começo imediato de um diálogo que suspenda o uso das armas”.

Falando no Vaticano, o Papa alertou para as “notícias cada vez mais dramáticas” que chegam do território líbio, na sequência dos combates entre apoiantes e opositores ao regime de Muammar Kadhafi.

“Cresce a minha inquietação pela incolumidade e a segurança das populações civis e a minha apreensão perante os desenvolvimentos da situação, actualmente marcada pelo uso das armas”, disse.

Uma coligação internacional iniciou os ataques contra alvos estratégicos das forças leais a Kadhafi, a 19 de Março, procurando travar a repressão militar da revolta lançada contra o regime.

“Nos momentos de maior tensão, torna-se mais urgente a exigência de recorrer a todos os meios de que dispões a acção diplomática e apoiar também os mais pequenos sinais de abertura e de vontade de reconciliação entre todas as partes envolvidas, na busca de soluções pacíficas e duradouras”, afirmou Bento XVI.

O Papa revelou rezar para “um regresso à concórdia na Líbia e em toda a região do norte de África”.

Uma semana antes, Bento XVI tinha manifestado “grande apreensão”, apelando à defesa da “segurança dos cidadãos” na Líbia.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top