O papel da escola na construção da sociedade

Jornadas Pedagógicas do Movimento de Educadores Católicos “A escola desempenha um papel fundamental na construção das novas dimensões da sociedade”, neste sentido, os participantes das X Jornadas Pedagógicas promovidas pelo Movimento de Educadores Católicos (MEC), com o tema “Escola e Sociedade: para uma interacção cultural, ética e cívica” tomaram consciência “da acção que individual e colectivamente devem desempenhar: buscar melhor formação, maior exigência e acção mais consistente no quotidiano das tarefas” – salientam as conclusões finais do encontro. As Jornadas, realizadas nos dias 11 e 12 deste mês, no Porto debateram temas actuais da relação entre a Escola e a Sociedade em três dimensões: “a análise das dinâmicas da sociedade de hoje, os conteúdos essenciais de uma educação completa e o relacionamento da escola com as suas principais envolvências: a família e a comunicação social”. Partindo de uma apresentação da sociedade portuguesa, nas suas vertentes económica, social, cultural e religiosa, os mais de trezentos participantes analisaram, os contextos actuais “da acção educativa e as perspectivas de futuro, segundo os parâmetros actuais e as propostas da nova Lei de Bases da Educação”. Neste contexto, reflectiram sobre os grandes conteúdos da acção educativa: “a língua, a história e a cultura portuguesa; a investigação científica como parte integrante da formação dos jovens; a afectividade, a estética e a arte, e também a formação ética, moral e religiosa na construção da personalidade dos jovens; a interacção e colaboração entre a escola e a família”. Em complemento, estudaram aspectos da determinante relação “da escola com a comunicação social, procurando a relação entre a abundância da informação e a construção do saber” – acentuam as conclusões. Os professores presentes descobriram, ao longo destes dois dias, “novas dimensões e novas dinâmicas para a sua acção pedagógica, procurando superar os limites impostos pelas estruturas e burocracias empobrecedoras. Aprenderam a superar pelo ideal as limitações do real” – finalizam.

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