Jornadas Pedagógicas do Movimento de Educadores Católicos “A escola desempenha um papel fundamental na construção das novas dimensões da sociedade”, neste sentido, os participantes das X Jornadas Pedagógicas promovidas pelo Movimento de Educadores Católicos (MEC), com o tema “Escola e Sociedade: para uma interacção cultural, ética e cívica” tomaram consciência “da acção que individual e colectivamente devem desempenhar: buscar melhor formação, maior exigência e acção mais consistente no quotidiano das tarefas” – salientam as conclusões finais do encontro. As Jornadas, realizadas nos dias 11 e 12 deste mês, no Porto debateram temas actuais da relação entre a Escola e a Sociedade em três dimensões: “a análise das dinâmicas da sociedade de hoje, os conteúdos essenciais de uma educação completa e o relacionamento da escola com as suas principais envolvências: a família e a comunicação social”. Partindo de uma apresentação da sociedade portuguesa, nas suas vertentes económica, social, cultural e religiosa, os mais de trezentos participantes analisaram, os contextos actuais “da acção educativa e as perspectivas de futuro, segundo os parâmetros actuais e as propostas da nova Lei de Bases da Educação”. Neste contexto, reflectiram sobre os grandes conteúdos da acção educativa: “a língua, a história e a cultura portuguesa; a investigação científica como parte integrante da formação dos jovens; a afectividade, a estética e a arte, e também a formação ética, moral e religiosa na construção da personalidade dos jovens; a interacção e colaboração entre a escola e a família”. Em complemento, estudaram aspectos da determinante relação “da escola com a comunicação social, procurando a relação entre a abundância da informação e a construção do saber” – acentuam as conclusões. Os professores presentes descobriram, ao longo destes dois dias, “novas dimensões e novas dinâmicas para a sua acção pedagógica, procurando superar os limites impostos pelas estruturas e burocracias empobrecedoras. Aprenderam a superar pelo ideal as limitações do real” – finalizam.
