CCEE: Bispos europeus celebram 40 anos de cooperação

Comunicado do Conselho das Conferências Episcopais da Europa fala de «uma Igreja chamada a levar a luz de Cristo neste mundo globalizado»

Saint Gallen, Suíça, 25 Mar (Ecclesia) – O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) celebra hoje 40 anos de existência, um organismo que, para o seu líder, tem procurado ser “escola e casa de comunhão”.

“Aprendemos a encarar-nos como uma única Igreja Católica, a respeitar diferenças e sensibilidades, a tomar como nossos os problemas dos outros” realça o cardeal Péter Erdo, num comunicado enviado hoje à agência ECCLESIA.

Criado a 25 de Março de 1971, “fruto do Concílio Vaticano II”, e de uma necessidade da Igreja em “aprofundar a comunhão entre os seus bispos”, o CCEE reúne actualmente mais de 30 responsáveis eclesiais, vindos de diversos países, incluindo Portugal.

Apesar da Europa “viver hoje em dia desafios diferentes”, D. Péter Erdö acredita que o trabalho desenvolvido à volta do “diálogo, da confiança, da discussão de problemas comuns” deve continuar, assim como a relação ecuménica com outras confissões religiosas.

“Os nossos esforços para estabelecer redes de amizade e solidariedade dão testemunho da preocupação de uma Igreja que, sendo Católica por natureza, se sente chamada a estar presente e a levar a luz de Cristo a este mundo globalizado” realça.

Olhando para o futuro, o CCEE pretende continuar “focado na situação das pessoas, a nível social e espiritual”, um objectivo que entronca em problemas actuais, como o crescimento dos movimentos migratórios na Europa ou o colapso demográfico que se verificou no continente.

Um problema que tem tido implicações ao nível da família, da educação, da cultura e do respeito pela vida.

“Só uma cultura de amor e vida poderá garantir o futuro” aponta o cardeal Péter Erdö, para quem o CCEE deverá constituir-se como “uma oportunidade de encontro com Jesus Cristo” e motor de “evangelização e respeito pela fé”.

Portugal é representado no CCEE pelo arcebispo Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, sendo que o padre Duarte da Cunha desempenha no organismo a função de secretário-geral.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top