Vaticano: Mais espaço à filosofia nas universidades eclesiásticas

Cidade do Vaticano, 22 Mar (Ecclesia) – O Vaticano apresentou hoje uma reforma dos estudos eclesiásticos de filosofia, que contempla mais espaço para esta disciplina do saber nas universidades da Igreja Católica.

O documento foi exposto, em conferência de imprensa, pelos responsáveis da Congregação para a Educação Católica (CEC), sendo válido para todas as faculdades de teologia, inclusive as estatais.

A iniciativa, referiu o cardeal Zenon Grocholewski, prefeito da CEC, nasceu da constatação de uma “debilidade da formação filosófica em muitas instituições eclesiásticas, com a ausência de pontos precisos de referência”.

As novidades introduzidas com a reforma têm como objectivo o reforço da preparação filosófica de seminaristas e estudantes dos institutos eclesiásticos, procurando recuperar o “papel central” da metafísica.

Com os jornalistas esteve também o padre Charles Mererod, reitor da universidade pontifícia de S. Tomás de Aquino, para quem não é concebível uma “teologia sem filosofia”.

O decreto recebeu luz verde da Congregação para a Doutrina da Fé e do próprio Bento XVI.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top