Beja: Director do Departamento do Património Histórico e Artístico da diocese condecorado pelo rei de Espanha

Beja, 07 Mar (Ecclesia) – O rei Juan Carlos atribuiu a ‘Cruz da Ordem Civil de Afonso X o Sábio’ ao director do Departamento do Património Histórico e Artístico de Beja, José António Falcão, refere uma nota de imprensa da diocese.

A distinção, concedida a 3 de Dezembro de 2010 pelo Ministério da Educação do Governo espanhol, “destina-se a premiar os méritos contraídos nos campos da educação, ciência, cultura, docência e investigação”, acrescenta o comunicado.

José António Falcão, que em 2009 recebeu as insígnias de Grande-Oficial da Ordem de Mérito, entregues pelo presidente da República, Cavaco Silva, é licenciado em História da Arte e Arquitectura, mestre em Museologia e doutor em Arquitectura.

A sua bibliografia inclui cerca de uma centena de títulos, entre livros, artigos científicos e participações em congressos, maioritariamente dedicados à história da arte e da arquitectura sacras.

Além de presidir à Associação Portuguesa dos Museus da Igreja e à Real Sociedade Arqueológica Lusitana, José António Falcão, nascido em 1961, é igualmente secretário-geral adjunto de Europae Thesauri, organismo assessor da União Europeia.

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, da Igreja católica, conferiu em 2010 o Prémio de Cultura Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes à diocese de Beja, devido ao trabalho realizado pelo seu Departamento do Património Histórico e Artístico, a que José António Falcão preside desde a fundação, em 1984.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top