Braga: Universidade do Minho lança estudo sobre Internet e Redes Sociais

Ajudar a população em geral a compreender as potencialidades e os perigos do mundo virtual é o principal objectivo

Braga, 11 Fev (Ecclesia) – Investigadores da Universidade do Minho lançam hoje um estudo sobre “Internet e redes sociais”, para ajudar pais e filhos, educadores e sociedade em geral, a lidarem melhor com os desafios do “mundo virtual”.

“Pretendemos trazer o conhecimento que adquirimos, através da investigação, que muitas vezes fica fechado dentro das instituições, trazê-lo para todas as pessoas, numa linguagem acessível” sublinha Sara Pereira, em declarações à agência ECCLESIA.

Esta professora integra o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, e foi uma das responsáveis por este projecto, em conjunto com os investigadores Manuel Pinto e Luís Pereira.

A brochura, intitulada “Internet e Redes Sociais: tudo o que vem à rede é peixe?” vai ser apresentada no Auditório Vita, em Braga, a partir das 21h30, e está ligada à iniciativa “Redes Sociais e Literacia Digital”, destinada a assinalar o Dia Europeu da Internet Segura, comemorado a 8 de Fevereiro.

Sem esquecer que “pode haver problemas” no uso e na consulta das ferramentas cibernéticas, sobretudo entre os mais novos, a perspectiva deste estudo vai mais no sentido de “capacitar crianças e jovens” para lidarem com uma realidade que “veio para ficar”.  

“Já fazem parte da nossa vida, será importante usá-las de forma positiva, critica e criteriosa” salienta Sara Pereira, que aponta questões como a salvaguarda da identidade ou da privacidade como desafios a vencer.

Quanto aos pais e educadores, a “mediação” poderá ser uma boa arma, no sentido de desenvolver uma maior “literacia” relativamente à Internet e a outros tipos de media.

“A ideia é que saibam também conversar, dialogar sobre estas questões”, acrescenta a professora.

No estudo que vai ser hoje publicado, sobressai ainda que a Internet e as Redes Sociais poderão desempenhar um papel bastante importante, na promoção de uma participação mais activa dos jovens na sociedade.

“Internet e Redes Sociais: tudo o que vem à rede é peixe?” é o resultado de um trabalho tripartido do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, que estendeu a sua reflexão à área da televisão, com o trabalho “Como Tver”, lançado em 2009, e dos videojogos, com a publicação “Saltar para outro nível”, editada em 2010.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR