Cidade do Vaticano, 11 Fev (Ecclesia) – A Rádio Vaticano assinala no dia 12 de Fevereiro o seu 80.º aniversário, lembrando o momento em que foi emitida uma radiomensagem de Pio XI, acompanhado por Guglielmo Marconi, considerado o inventor oficial da rádio.
A emissora transmite actualmente em mais de 40 idiomas, entre eles o português (a redacção portuguesa e a redacção brasileira têm páginas próprias na Internet), para todo o mundo, através de cinco redes.
Nos Museus do Vaticano está patente uma mostra sobre os 80 anos da «Rádio do Papa».
Ao apresentar as iniciativas comemorativas desta efeméride, o assessor para os assuntos gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, Peter Bryan Wells afirmou que a celebração “deve ser a voz da Igreja para desafiar aqueles que afirmam que a Igreja não é capaz de renovar-se internamente”.
“A Rádio Vaticano deve ser a voz que promove a liberdade religiosa no mundo”, disse, “deve ser a voz que chama ao diálogo e à concórdia num mundo que usa cada vez mais o ódio e a violência para resolver conflitos”.
O director da emissora, padre Federico Lombardi, falou das dificuldades de “levar por diante o necessário serviço de produção informativa contínua, reduzindo gradualmente o pessoal, contendo as despesas e inovando, ao mesmo tempo, nos métodos de trabalho é difícil”.
Na Rádio Vaticano trabalham mais de 300 pessoas, oriundas de 60 países diferentes.