Lisboa, 22 Jan (Ecclesia) – Os jovens das Igrejas Católica, Presbiteriana, Metodista, Lusitana e Anglicana têm dado vida, há mais de uma década, a um conjunto de iniciativas que marcam o diálogo entre os cristãos em Portugal.
João Luís Fontes, do Grupo Ecuménico Jovem, refere à ECCLESIA que, no nosso país, “marcado pelo catolicismo”, “rezar pela unidade é um desafio de alargamento” do interior.
Neste contexto, tem ganho relevo a iniciativa anual «Fórum Ecuménico Jovem», realizada desde 1999, que surgiu como “meio de despertar os jovens” para esta questão e suscitar “valores essenciais, como o da tolerância, do acolhimento”.
Outra iniciativa é o CD Ecuménico Jovem, já com duas edições, que reúne um grupo de mais de meia centena de jovens, oriundos de várias Igrejas cristãs, os quais escolheram algumas das composições que, nas celebrações que acontecem nas suas comunidades ou na vida dos seus grupos, expressam a sua fé.
Rui Aleixo participou na edição dos dois álbuns “enquanto católico, enquanto cristão e enquanto músico” e fala numa “experiência bastante intensa” de partilha e “trabalho num objectivo comum”.
Milhões de cristãos de vários países, também em Portugal, celebram de 18 a 25 de Janeiro a semana de oração pela unidade, que em 2011 tem como tema «Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fracção do pão e nas orações».
A frase, extraída do livro bíblico dos Actos dos Apóstolos, refere-se à vivência da primeira comunidade cristã, em Jerusalém, ao mesmo tempo que evoca os aspectos essenciais da fé e a união entre os cristãos.
Para João Luís Fontes, esta proposta serve para “alargar perspectivas” para a diversidade de situações onde os cristãos se encontram e “remete para o essencial” sobre o que é “ser Igreja”.
O ecumenismo, destaca, tem como pano de fundo “o acolhimento do outro”, atitude ainda mais valorizada pela actual crise económica e social.
No hemisfério norte, o período tradicional para a semana de oração pela unidade dos cristãos é de 18 a 25 de Janeiro, datas propostas em 1908.
A celebração vai estar em destaque no Programa da Igreja Católica na Antena 1, este Domingo, 23 de Janeiro, pelas 06h00 (disponível, posteriormente, em podcast).
PRE/OC