Lisboa, 18 Jan (Ecclesia) – A ‘Família Dehoniana’ constituída por religiosos e leigos, quer estender a espiritualidade da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus aos “variados espaços e situações da Igreja e da sociedade”.
A prioridade consta das conclusões do 2.º Encontro Nacional da Família Dehoniana, realizado em Alfragide, concelho da Amadora, entre 14 e 16 de Janeiro.
O texto preconiza a formação de grupos de casais de leigos seguidores da espiritualidade dehoniana, que por seu lado deve ser fomentada com a elaboração de “propostas pedagógicas e didácticas” dirigidas às famílias.
O documento conclusivo convida os secretariados regionais da “Família Dehoniana” a organizarem actividades de “oração e reflexão”, como cursos, retiros e peregrinações.
Os participantes sugerem igualmente que os encontros nacionais da ‘Família Dehoniana’ se realizem bianualmente.
A Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus foi fundada em 1878 pelo padre francês João Leão Dehon (1843-1925), tendo chegado a Portugal em 1947 com a fundação de uma comunidade na Madeira.
A espiritualidade ’dehoniana’ inspira-se no lado aberto e no coração trespassado de Cristo aquando da sua crucificação, sinais que para os cristãos evocam o amor de Deus pela humanidade.
RM