Diocese do Porto diversifica apoio às famílias

Serviço diocesano fornece aconselhamento psicológico, económico e jurídico, através de uma parceria com a Universidade Católica

Porto, 18 Jan (Ecclesia) – A Diocese do Porto associou-se à Universidade Católica na criação de um serviço de aconselhamento para as famílias da região, que atravessam um momento difícil, em termos sociais e económicos.

“Sabendo as dificuldades que há, quer a nível espiritual quer social, com problemas económicos, o aumento do desemprego, o cada vez maior número de divórcios, criámos um serviço para apoiar as famílias a vários níveis” realça Manuel Marques, presidente do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar (SDPF) do Porto, em entrevista à agência ECCLESIA.

O novo Serviço Diocesano de Aconselhamento Familiar (SDAF) desenvolve-se em parceria com o Centro do Porto da Universidade Católica Portuguesa, que “se disponibilizou para dar apoio técnico às famílias, ao nível psicológico, económico e jurídico”, revela o mesmo responsável.

“Falámos ainda com alguns especialistas em Direito Canónico, que irão ajudar em questões como a nulidade ou não nulidade do matrimónio” acrescenta Manuel Marques, para quem hoje “a desagregação familiar é um problema cada vez mais frequente”.

O projecto tem ainda como objectivo reforçar o acompanhamento espiritual que tem sido dado às pessoas, passando a envolver não só os sacerdotes diocesanos mas também as Ordens Religiosas.

“Isto mostra que as estruturas da Igreja estão disponíveis, se assim for entendido, para colaborar com as famílias, procurando encontrar soluções que tornem a vida mais sorridente” conclui o presidente do SDPF do Porto.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar do Porto solicita que todos os pedidos de apoio lhe sejam endereçados por escrito, e-mail ou telefone. Depois, será feita uma triagem e cada problema será encaminhado para o serviço de aconselhamento adequado.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR