Cardeal-Patriarca de Lisboa preside a Missa que marca o início das celebrações nacionais
Lisboa, 17 Jan (ECCLESIA) – A LOC/MTC (Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos) vai assinalar, ao longo de 2011 o seu 75.º aniversário com um conjunto de iniciativas subordinadas ao tema “Com a audácia do passado, recriar a humanização do trabalho”.
Já no próximo dia 30 de Janeiro vai decorrer um encontro nacional com o objectivo de dar início às celebrações, incluindo uma Missa presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, situada no centro da capital portuguesa.
A equipa nacional da LOC/MTC adianta, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, que “esta efeméride será também assinalada ao longo do ano pelas dioceses e encerrará com um encontro/festa nacional no dia 27 de Novembro, na diocese do Porto”.
“Celebrar 75 Anos de Vida na LOC/MTC significa, entre outros motivos, avivar a nossa memória sobre tantos homens e mulheres que, inspirados no Evangelho e no Ensino Social da Igreja, fizeram deste Movimento referência na sua vida eclesial, sindical, política e social”, escrevem Fátima Almeida, José Rodrigues e o padre Emanuel Vaz (coordenadores e assistente nacionais).
“Neste fecundo passado encontramos a confiança para o presente e a coragem para enfrentar o futuro com esperança”, refere a equipa nacional do movimento católico.
Para estes responsáveis, o movimento continua a ser hoje “um espaço fundamental na formação e no incentivo à integração nas estruturas por onde passa a vida dos trabalhadores e das suas famílias”.
“Ao longo de 75 anos a LOC, que desde 1998 é LOC/MTC, sempre promoveu a formação ao longo da vida, possibilitou e continua a possibilitar que muitos homens e mulheres, conhecendo e experimentando a vida dos trabalhadores mais fragilizados, assumam o seu papel de promotores da mudança, contribuindo para dignificar os trabalhadores e as suas famílias, construindo, igualmente, um mundo mais justo e humanizado”, acrescentam.
Nascida em Portugal no ano de 1936, a partir dos Círculos Católicos de Operários e da União Social Católica, a LOC aparece integrada nos Movimentos especializados da Acção Católica para o meio operário dos adultos – LOC para os homens e LOCF para as mulheres.
OC