Brasil: Igreja solidária com vítimas das chuvas

Balanço de 500 mortes na zona serrana do Rio de Janeiro pode vir a agravar-se

Lisboa, 14 Jan (Ecclesia) – A Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) lançou uma campanha de solidariedade para as vítimas da chuva, na zona serrana do Rio de Janeiro, que já provocaram mais de 500 mortes.

A presidência do organismo episcopal católico divulgou uma nota oficial, lamentando as tragédias causadas pelas chuvas, especialmente, na região sudeste do país.

“Causa-nos tristeza profunda o crescente número de mortos, bem como dos desabrigados que perderam os seus entes queridos e assistiram à destruição inclemente das suas casas e seus bens”, refere o documento.

Juntamente com a Cáritas Brasileira, a CNBB lança agora a Campanha «SOS SUDESTE», com o objectivo de arrecadar dinheiro que será doado às regiões atingidas pelas chuvas.

O presidente da Cáritas brasileira, D. Demétrio Valentini sugere que no dia 30 de Janeiro,todas as dioceses façam uma colecta em favor das vítimas.

A Cáritas do Rio de Janeiro enviou já 20 mil reais (cerca de 9100 euros) para a diocese de Petrópolis, destinados ao auxílio de emergência às vítimas.

Centenas de pessoas morreram na zona serrana do Rio de Janeiro, Brasil, em consequência das fortes chuvas que atingiram sobretudo as cidades de Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis.

Em todo o sudeste, de acordo com a Defesa Civil, mais de 1 milhão de pessoas já foram afectadas pelos temporais.

“Às vítimas desta dramática situação, a CNBB vem manifestar a sua solidariedade, ao mesmo tempo que conclama a sociedade brasileira a intensificar as suas doações, a fim de aliviar a dor e reavivar a esperança na certeza da superação de tamanha tragédia”, diz a nota oficial dos bispos Católicos.

O arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, promoveu na Quinta-feira um momento de oração pelas vítimas das chuvas e deslizamentos de terra no Estado, junto da imagem peregrina de São Sebastião, padroeiro da Diocese.

À passagem da imagem, serão recolhidas roupas e alimentos para as vítimas das chuvas.

O Bispo de Petrópolis, D. Filippo Santoro visitou Cuiabá, onde manifestou solidariedade às vítimas e renovou a disponibilidade dos espaços das igrejas católicas da região para receber os desalojados.

Hoje, o prelado visita os locais atingidos pela chuva em Teresópolis, um dos locais mais afectados.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top