Santuários portugueses apostam na divulgação

Associação de Reitores quer elaborar um novo roteiro espiritual, acompanhado de um site de internet mais completo e actualizado

 Lisboa, 12 Jan (Ecclesia) – A Associação de Reitores dos Santuários (ARS) vai apostar na divulgação das dezenas de locais de culto existentes em Portugal, utilizando para isso, também, as novas tecnologias.

A compilação de um novo roteiro espiritual e a apresentação de um site de internet mais completo e actualizado são duas ferramentas que a organização quer disponibilizar às pessoas, nos tempos mais próximos.

“Vamos ver se ao longo deste ano conseguimos cobrir até 30 santuários” revela o padre Sezinando Alberto, presidente da ARS, em declarações à agência ECCLESIA.

De um total de 80 santuários existentes em Portugal, apenas 11 disponibilizam actualmente informação através do site oficial da ARS.

Muito pouco para quem movimenta, todos os anos, “à volta de 10 milhões de pessoas” sublinha o padre Sezinando Alberto.

“Temos de ter um site onde as pessoas possam ficar a saber onde é que nos situamos, o que é que temos para oferecer e qual o carisma ou a espiritualidade que nos guia” explica o sacerdote, reitor do Santuário de Cristo Rei, em Almada.

Quanto ao roteiro espiritual que a ARS propõe, o objectivo será “fornecer informação mais detalhada, em relação ao site”, colmatando também a falta de publicações especificamente dedicadas aos Santuários portugueses.

O padre Sezinando Alberto recorda que “neste momento, existe apenas um livro dedicado aos santuários marianos em Portugal” e um novo roteiro espiritual iria contribuir para reconfortar os fiéis e responder às interrogações daqueles que chegam numa perspectiva mais turística.

“Nem todas as pessoas que procuram os santuários são crentes mas têm uma sensibilidade religiosa” defende o presidente da ARS, para quem os locais de culto têm uma importante missão a cumprir, especialmente ao nível do acolhimento.

“Uma palavra no momento certo pode ajudar muitas pessoas e levá-las a compreender o sentido das suas vidas” conclui.

Para além da preocupação pela transmissão da mensagem de Cristo, os Santuários portugueses querem ainda apostar na conservação da sua imagem.

Para 2012, a ARS está a preparar uma jornada de reflexão sobre o património cultural e espiritual dos Santuários.

JCP 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top