Ecumenismo: Porto prepara Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos

«Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fracção do pão e nas orações» é o tema escolhido para as celebrações deste ano

Porto, 12 Jan (Ecclesia) – Os oito dias (Oitavário) de oração pela Unidade dos Cristãos, que decorrem anualmente entre 18 e 25 de Janeiro, vão ser assinalados no Porto por actividades de carácter espiritual.

No dia 25, pelas 21h30, decorre na igreja Anglicana de Saint James (São Tiago) uma celebração com a presença de bispos e membros da hierarquia de várias igrejas cristãs, revela a Comissão Ecuménica do Porto, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O início do Oitavário, que este ano assenta no tema “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fracção do pão e nas orações”, é marcado por um retiro no Mosteiro de Bande, em Carvalhosa, Paços de Ferreira.

O encontro, que decorre no dia 18, começa às 10h00 e termina pelas 16h00, com uma prece.

O tempo de recolhimento orientado pela espiritualidade da comunidade ecuménica de Taizé, especialmente dirigido aos jovens, que regularmente ocorre na igreja das Taipas, e que este mês se realiza no dia 20, às 21h00, também terá presente a unidade dos cristãos.

A Comissão Ecuménica do Porto é formada por representantes das Igrejas Católica Romana, Anglicana de Saint James, Greco-Católica, Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana), Evangélica Alemã do Porto, Evangélica Metodista Portuguesa e Ortodoxa.

O movimento ecuménico, surgido no final do século XIX, desenvolve inicia­tivas tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, que­brada no passado por rupturas.

O Oitavário pela Unidade da Igreja tem as suas raízes em 1908 e seis décadas depois a iniciativa passou a ser preparada por diversas confissões cristãs, mediante o trabalho conjunto do Conselho Mundial das Igrejas e do actual Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, da Igreja Católica.

O tema escolhido para este ano, extraído do livro bíblico dos Actos dos Apóstolos, apela ao regresso dos cristãos às origens da primeira Igreja de Jerusalém, espaço físico que evoca o regresso aos aspectos essenciais da fé e à união entre os cristãos.

O termo do Oitavário acontece a 25 de Janeiro, data em que a Igreja Católica evoca a conversão do apóstolo São Paulo.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top