2011: Bispo de Santarém vê «nuvens negras»

D. Manuel Pelino revela preocupações sobre o agravamento da crise na sua Mensagem de Ano Novo

O bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, considera que o próximo ano vai ser “ensombrado por nuvens negras”, pedindo um maior empenho “em construir a paz pela justiça e pelo combate à pobreza”.

“Para 2011 prevê-se a agudização da crise económica, o drama do aumento do desemprego, a diminuição dos ordenados, o fim de alguns subsídios”, assinala o prelado, na sua mensagem de Ano Novo.

Nesse sentido, defende que os cristãos devem “estar muito atentos para que ninguém, à nossa volta, passe necessidades primárias de alimentação ou vestuário”.

“A prática da solidariedade tem de ser mais criativa, mais dinâmica: não podemos apenas esperar que os necessitados venham ter connosco a pedir ajuda, devemos descobri-los e ajudar de forma discreta e fraterna”, acrescenta.

O bispo de Santarém adianta que a diocese vai procurar revitalizar o “serviço de solidariedade e ajuda fraterna”, de forma a conjugar a acção da Cáritas, Conferências Vicentinas e Associações de solidariedade como Centros Sociais Paroquiais e Santas Casas da Misericórdia.

Depois de afirmar que “a qualidade de vida não depende apenas da economia, do bem-estar material, do poder de compra”, D. Manuel Pelino refere que “a crise é uma oportunidade para rever o nosso estilo de vida consumista”.

“Para superar a crise todos temos de colaborar e fazer o trabalho de casa. Resumo assim os meus votos de Ano Novo: Dêmo-nos as mãos, numa responsabilidade comum, para construir a paz e a justiça”, conclui.

A mensagem pode ser lida na secção “documentos” do portal da Ag~encia ECCLESIA (ver notícia relacionada).

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top